Tel: +351 234 380 110

TFA

O que é?

O TFA (TheoFrameAccountability - Theoretical framework for promotion of accountability in the social economy sector: the IPSS case) é um projeto de investigação com o apoio financeiro do “Programa Operacional Competitividade e Internacionalização” na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP) na sua componente OE.

 

A Universidade de Aveiro é a promotora do projeto e conta com a participação da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, o Instituto Politécnico de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto.   

O Decreto-Lei 172-A/2014 estabelece um modelo de supervisão financeira, aplicável às IPSS, baseado em regras imperativas exigentes, com vista a aumentar a accountability da gestão destas entidades. 

Assim, as IPSS enfrentam pressões para uma maior responsabilização (social e corporativa dos gestores) para com os seus financiadores, utentes e cidadãos e uma necessidade crescente de divulgação das boas práticas e do impacto social que têm na comunidade.

TFA

Qual o contexto?

TFA

Quais objetivos?

Este projeto visa dar resposta ao problema de investigação:

“Como promover a accountability (social, financeira e económica) no setor da economia social: o caso das IPSS?”

 

E tem como principais objetivos:

  • possibilitar um meio para a divulgação online da informação obrigatória e voluntária que cubra os aspetos sociais, financeiros, e económicos das suas atividades;

  • conceptualizar uma framework que permita aos stakeholders fazer essa avaliação; 

  • iniciar um anuário que permita fazer a avaliação do impacto do desempenho das IPSS.

TFA

Quais os contributos?

Este projeto está  concebido para auxiliar as IPSS no cumprimento das suas obrigações legais, para permitir um relato mais apropriado dos resultados das suas atividades e para a transferência de conhecimento, contribuindo assim para a accountability e para o desenvolvimento das IPSS bem como para a comunidade académica.